domingo, 26 de setembro de 2010

Carboidratos

     Definição: Um grande grupo de açúcares, amidos, celuloses e gomas contendo carbono, hidrogênio e oxigênio em proporções similares.
     A principal função dos carboidratos é fornecer energia para o corpo, principalmente para o cérebro e sistema nervoso. O corpo quebra os amidos e açúcares em uma substância chamada glicose, que é utilizada como fonte de energia.
     O excesso de carboidratos pode causar um aumento na assimilação total de calorias, levando à obesidade.
     A deficiência de carboidratos pode causar uma falta de calorias (desnutrição) ou levar ao consumo excessivo de gorduras para repor as calorias.
     Obs: quando se fala em nutrição, 1 Caloria = 1.000 calorias o 1 kcal.
     Recomenda-se que 50 a 60% do consumo total de calorias sejam provenientes de carboidratos, preferivelmente, de carboidratos complexos (amidos) e açúcares naturais, no lugar de açúcares refinados.
     Alimentos com grande quantidade de açúcar são carboidratos simples que fornecem calorias, porém benefícios nutricionais mínimos. Dentro dessa categoria, as escolhas saudáveis incluem frutas e leite com baixo teor de gordura ou leite desnatado.
     Para enriquecer os carboidratos complexos:
coma mais frutas, legumes e verduras
coma mais grãos integrais, arroz, pão e cereais
coma mais feijão, lentilha e ervilhas secas
     Comparando-se grama por grama, os amidos possuem o mesmo número de calorias que as proteínas e menos da metade das calorias das gorduras. Os carboidratos fornecem 4 calorias por grama enquanto que as gorduras fornecem 9 calorias por grama. Assim, é aconselhável restringir os açúcares refinados.

1 comentários:

Leila Soares disse...

É bom maneirar nos carboidratos um pouquinho..

Postar um comentário