sábado, 18 de setembro de 2010

Gasto energético basal (GEB)

O GEB consiste na totalidade da energia consumida estando o indivíduo acordado, mas em repouso completo, geralmente após 12-14 horas de jejum. Assim, o GEB é a quantidade de energia requerida para manter processos essenciais básicos envolvidos na manutenção do organismo vivo em funções que incluem:
(a) atividade do sistema nervoso,
(b) ventilação pulmonar,
(c) circulação,
(d) excreção renal,
(e) tônus muscular,
(f) secreção glandular, síntese protéica, de hormônios, etc.
Alguns autores consideram que a maior parte do GEB é dada pela manutenção do potencial transmembrana de repouso, ao nível da membrana celular. Nos seres humanos o GEB é medido pela quantidade de calor liberada numa determinada unidade de tempo. É expressa em calorias liberadas por kg/peso corporal ou por metro de superfície corporal por hora.
O GEB pode ser determinado por calorimetria (determinação do consumo de O2 e produção de CO2 no período de 24 horas) ou calculado por meio de equações, por exemplo a fórmula de Harris-Benedict, que leva em conta o sexo, a altura, peso e idade dos indivíduos:  

Gasto energético basal (GEB)
Homens = 66,5 + 13,7(Peso,kg) + 5(Alt.,cm)   - 6,8 (Idade,anos)  
Mulheres = 665 + 9,6(Peso,kg) + 1,7(Alt.,cm) - 4,7 (Idade,anos)


O gasto energético total (GET) depende da atividade física do indivíduo, que num contexto hospitalar varia entre 1,2 e 1,3 e do chamado fator de stress, que varia entre 1,2-1,3 até 2,0 vezes o GEB.  No caso de inanição não complicada ou estressada, o GET varia entre 60 a 100% do normal.

Você também pode gostar da matéria:

Carboidratos - muita energia pra você


Se não gostou ajude-nos a melhorar, deixe seu comentário, sugestões e/ou críticas. Se gostou, compatilhe esta postagem com seus amigos.

2 comentários:

PÂMELA disse...

vamos lá galera cuida da saúde ...

Leila Soares disse...

Cuidar da saude não é brincadeira gente que só vamos atrás quando queremos temos que pensar nela sempree..informaçoes importantes nesse artigo gosteii..

Postar um comentário