sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Importância do Café da manhã


A Importância do Café da Manhã Para o Praticante de Exercícios
  A alimentação matutina é muito importante para abastecer o organismo para o dia que se segue. Durante a noite, o corpo continua trabalhando e ao acordar as reservas de combustíveis estão diminuídas. Para o esportista, além desta refeição estimular o metabolismo, essa necessidade é ainda maior, pois trata-se do fornecimento dos nutrientes necessários para a recuperação muscular pós-treino ou para a formação de estoques que garantirão energia para a prática esportiva que ainda está por acontecer.
  O café da manhã não precisa necessariamente ser uma grande refeição, mas sim uma porção de nutrientes capaz de estimular o metabolismo e fornecer nutrientes para as diversas funções específicas do momento.
  O critério de escolha para os alimentos no café da manhã é baseado na função que desempenha cada nutriente.
  Cereais, pães e biscoitos são boas fontes de carboidratos e por isso fornecem energia;
  Leite, queijo e outros derivados são fontes de proteínas, que regulam a formação de hormônios, anticorpos e são responsáveis pela formação e manutenção das nossas células, fornecendo ainda cálcio, mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular;
  As fibras das frutas e dos cereais integrais favorecem a motilidade intestinal, evitando a obstipação ou prisão de ventre e controlando a absorção de nutrientes.
  Os esportistas que têm o hábito de treinar pela manhã, logo após acordar, nunca devem o fazer em jejum.       A  melhor opção é um lanchinho leve antes do treino ( ex: 2 torradas e 1 um copo de suco), deixando para tomar o café da manhã após o treino. Este pode ser formado por uma fonte de carboidrato (bolachas, pães, cereais), uma de proteína (leite, iogurte, queijo) e uma fruta. O excesso de gordura pode atrapalhar o desempenho no exercício, por isso é melhor optar por alimentos desnatados.



Você também pode gostar das matérias:


O que comer depois do exercício


Guia do dia saudável


Saiba combinar os alimentos

Se não gostou ajude-nos a melhorar, deixe seu comentário, sugestões e/ou críticas. Se gostou, compatilhe esta postagem com seus amigos. 

3 comentários:

Leila Soares disse...

O Café da manhã é uma das refeiçoes mais importantes do nosso dia..E tomar um café bem reforçado com coisas saudaveis nada de comer qualquer coisa..

Anônimo disse...

Comprovadamente antes dos treinos a alimentação tem de ser leve...pós treino, devemos repor carboidratos...

claudio sofredini disse...

Bom "Anônimo", se der uma olhadinha melhor verá que no último parágrafo isso foi bem colocado na matéria. Obrigado!

Postar um comentário