sexta-feira, 6 de maio de 2011

Exercício físico ou Atividade Física ?


Atividade física e exercício físico são a mesma coisa? 

A atividade física compreende qualquer movimento corporal produzido pelos músculos, resultando em um gasto energético superior ao de repouso. Já o exercício físico é toda atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade e aptidão física como a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória. Dentro dessa concepção, estar apto fisicamente significa o indivíduo apresentar condições que lhe permitam bom desempenho motor submetido a situações que envolvam esforços físicos. 
A aptidão física relacionada com a saúde é a capacidade de realizar as atividades diárias com vigor e esta relacionada a menor risco de doenças crônico-degenerativas. 
A aptidão física relacionada com a saúde inclui os seguintes componentes:
Aptidão cardiorrespiratória: capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes envolvendo grandes grupos musculares por períodos de tempo prolongados.
Composição corporal: quantidade relativa de gordura corporal e massa magra (músculos, ossos, pele, sangue e outros tecidos não-gordurosos).
Aptidão músculo-esquelética:
1. Flexibilidade: capacidade das articulações moverem-se com grande amplitude de movimento.
2. Força muscular: força máxima exercida contra uma resistência somente em um movimento.
3. Resistência muscular: capacidade dos músculos realizarem um determinado movimento o maior tempo possível sem perder a eficiência.
No início da década de 90 chegava ao Brasil, uma nova proposta de exercício supervisionado chamado “Personal Training”. A evolução deste do processo sofreu influência das aulas particulares de ginástica, da musculação e da grande quantidade de estudos científicos relacionados à atividade física, aptidão física e saúde. O mercado passou a requisitar profissionais da área de avaliação e prescrição de treinamento, que fossem capacitados para elaborar programas de exercícios individualizados, com um maior grau de profundidade e controle no acompanhamento das atividades desenvolvidas.

Obs: Consulte sempre um profissional formado e inscrito no CREF( orgão responsável pelos profissionais de Educação Física). Procure realizar atividades que sejam prazerosas e que tragam benefícios não só ao corpo mais também a mente.

Se não gostou ajude-nos a melhorar, deixe seu comentário, sugestões e/ou críticas. Se gostou, compatilhe esta postagem com seus amigos.

7 comentários:

thalita disse...

olha adorei os conselhos agora me diz como faço para tirar o vicio da coca cola kkkkkkkkk pois gostaria muito de uma materia que me ajudasse esquecer do chocolate e da coca cola mais de resto gostei muito vou ate indicar

Prof. Claudio Sofredini disse...

Para amenizar o vicio da coca cola, mantenha-se hidratada. Se não sentir sede provavelmente não pensará em tomar o refrigerante. Tente comer mais vezes em menor quantidade isso faz com que a compulsão por chocolate diminua. Faça a opção certa e tenha uma vida saudável.

Seu corpo agradece, abraço!!!

Anônimo disse...

adorei as dicas.........

Unknown disse...

Adorei! Mas msmo uma pessoa com 50 anos pode deixar seus musculos fortes?

Prof. Claudio Sofredini disse...

Pode sim, mais não como um garoto de 18 anos. Você tem que entender que tem limitações devido a idade e seus resultados serão menores. Mesmo assim pode ficar com musculos fortes.

susyekill disse...

a partir dos 40 anos , ainda pode ficar com um corpo bonito e definido com musculação?

Claudio Sofredini disse...

Claro que pode Susy.

Postar um comentário