segunda-feira, 20 de agosto de 2012

INTESTINO PRESO: CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A EVITAR ESSE PROBLEMA

Falta de disposição, queda de cabelos, unhas quebradiças, espinhas, gases e mau humor são os principais sintomas da constipação intestinal.
Mais de 30% dos brasileiros sofrem de intestino preso. E as maiores vítimas são as mulheres! Seis em cada dez costumam padecer desse desconforto. Excesso de alimentos semiprontos no cardápio e falta de atividade física podem originar o problema, mas ter uma dieta rica em fibras e líquidos é o primeiro passo para fazer seu intestino funcionar direito. O resultado? Barriga lisinha e até uma pele mais bonita. Conheça os onze alimentos que combatem a prisão de ventre e coloque-os já na sua dieta!

Laranja com bagaço
Não adianta só chupar a fruta ou tomar o suco. A maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, afora a casca e os caroços, você deve comê-la inteirinha!
Abacaxi
Ele ainda não conquistou fama, mas, pode acreditar, é ótimo no combate à prisão de ventre. Isso porque contém bromelina, substância que “irrita” a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involutárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão).
Água
A água é essencial na lubrificação dos intestinos. Aliás, sem ela as fibras não ficam umedecidas e podem inclusive piorar a prisão de ventre. Beber bastante líquido (pelo menos 2 litros todos os dias) amolece as fezes e facilita sua eliminação.
Ameixa-preta
Essa fruta contém sorbitol, substância com efeito laxativo muito eficiente. Pode ser ingerida seca ou em calda.
Cereais integrais
Aveia, arroz, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal e, conseqüentemente, a evacuação. 
Iogurte
O iogurte contém lactobacilos, microorganismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.
Papaia
Outro conhecido alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.
Vegetais
Alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre, rúcula… Todos esses vegetais contêm fibras que aumentam o volume das fezes. Por isso eles são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre.
Linhaça
Rica em fibras solúveis e insolúveis, a linhaça aumenta o volume do bolo fecal, aumentando o trânsito intestinal e ainda contribuindo para a limpeza eficaz da região.
Sugestão: consumir uma colher de sementes de linhaça trituradas acompanhadas com leite ou iogurte uma vez ao dia, de preferência no café da manhã ou na ceia.
Abóbora
Além de ser um bom alimento para diminuir a vontade por guloseimas, já que tem sabor levemente adocicado, a abóbora pode ser uma aliada na hora de colocar o intestino para funcionar. A fruta – que tem alto teor de fibras, zinco, potássio e ferro – ajuda no equilíbrio da flora intestinal se consumida, no mínimo, três vezes na semana. Dica: consuma a abóbora na salada, com arroz ou como acompanhamento na hora de preparar a carne de sua preferência

8 comentários:

Tati disse...

Amei as dicas. Estou sofrendo muito com o intestino preso e hoje comecei a mudar a minha alimentação e este post ajudou muito, obrigada! :)

Kennia Pires disse...

Gostei muito das dicas . Estou sofrendo muito com isso vou comer hoje uma alimentação melhor e saudavel !!

Ah Família disse...

Ja acrescentei no meu cardápio, ótima explicação e sugestão.

Ah Família disse...

Ótima explicação e dicas que já incluir em meu cardápio.

Karina Cavalcant Souza disse...

Obrigado vai ser muito util.karina cavalcant souza

Marli Noivas disse...

vou criar vergonha na cara,vou seguir essas dicas

joyce caroline vicente disse...

Muito bom mas como faço se eu nao como nenhum tipo de salada legume verdura? Meu organismo regeita eu ja tentei comer mais ponho tudo pra fora e se eu sentir o cheiro me da ancia de vomito! Pode me ajudar?

BRASIL disse...

obrigado pela dica , ótimo!

Postar um comentário